Tudo Sobre a Taipa

Interlocução em arte literária

“Toda poesia está repleta de energia. Toda história merece ser contada.”

 

Através de sessões em períodos combinados, prestamos serviço exclusivo de interlocução literária, com valor de acordo com cada demanda. Entre nesse universo oferecido pela Taipa e se surpreenda com o que consegue produzir. Fazemos análise, laboratório, revisão, edição e preparamos seu texto no formato ideal para publicação.

-- análise (avaliação da obra, leitura crítica, camadas narrativas, entrevista)

-- preparação de textos (ciclo de debates, laboratório, imersão)

-- colaboração (revisão, edição e publicação)

 

A primeira sessão de avaliação é gratuita. Envie sua obra, seus esboços ou apenas projetos de escrita. Estamos prontos para poder dialogar com você.

 

-- organize ideias

-- descubra caminhos

-- compartilhe seus escritos

-- desenvolva-se criativamente

Mergulhar ao máximo no universo do escritor e propor um ciclo de debates, que deem conta de potencializar sua obra, seja prosa, performance ou poesia, são o grande desafio da interlocução literária. Por meio de métodos editoriais dinâmicos, a Taipa oferece este serviço como uma construção artística acompanhada, ressignificando o papel de revisão de texto e promovendo um diálogo pormenorizado que estimule novas ideias, valorize o processo criativo do autor e descortine camadas narrativas eventualmente adormecidas.

 

Estamos convictos de que a relação entre editora e autor tenha que ser de troca constante.  Ainda que o trabalho de interlocução não precise terminar necessariamente numa publicação de fato, acreditamos que o laboratório de preparação de textos e fragmentos contribui substancialmente para se alcançar a melhor forma de apresentar a obra, integrando as expectativas de comunicação e incrementando o repertório geral do autor. A editora, portanto, se disponibiliza a participar de todas etapas criativas, sem nunca perder de vista as intenções do autor, tanto no que diz respeito à arte literária em si, quanto para as circunstâncias escolhidas de uma possível publicação.

A interlocução é o maior diferencial da Taipa, um serviço que busca refletir sobre a compreensão da escrita para além, muito além, do que simplesmente o texto “quer dizer”. Não podemos prometer que iremos proporcionar ao autor resultados eficientes, nem que de repente ele adquira o total controle sobre seu jeito de escrever. Por outro lado, munidos de sementes e ferramentas, a dedicação será intensa para que haja um bom cultivo da terra, tornando o escritor confortável em sua plantação. Os frutos são consequência de um bom arado.

 

Não funciona como curso, porque não tem o fito de ensinar, tampouco pretende chegar a resultados eficientes que resolvam problemas pragmáticos. Mas se não ensina, faz o que exatamente? Cabe a pergunta como resposta: e se o processo editorial, ao invés de encerrar um ciclo criativo, produzisse faíscas no repertório de suas inquietações? Imaginemos um escritor prestes a publicar seu primeiro ou vigésimo livro, não importa: e se ele pudesse sair com um olhar diferente sobre a própria obra, cheio de ideias imprevistas para incrementar sua arte e, quem sabe, experimentar mais nas próximas aventuras? O exemplo serve também para aqueles que “apenas” gostam de literatura e, mesmo sem maiores pretensões, se arriscam a escrever uns pensamentos soltos por aí. Interlocução é sobre seguir em frente. Vencer barreiras e repensar onde moram os fantasmas. É andar reto e rebolar ao mesmo tempo, correto e inventivo, prático e torto. Avante!

 

Nossa abordagem envolve, além das reuniões de debate, análises, cotejos, entrevistas e propostas, gerando um ambiente de reflexão mútua que favoreça decisões artísticas. Incentivamos atividades práticas, experiências diversas e momentos de imersão para criar uma dinâmica lúdica durante a interlocução. O período do serviço pode variar, conforme demanda do autor, mas o objetivo principal seguirá sendo lançar luz sobre determinadas passagens narradas, potencializar a obra, independente do volume de textos produzidos, e causar assim uma espécie de alongamento que traga quanto mais confiança para os autores, profissionais ou amadores, naturalizando o hábito da escrita. Ao longo do processo, elaboraremos leituras críticas e realizaremos edição completa do conteúdo trabalhado, incluindo revisão, normatização, normalização, links, intervenção assentida, registro, editoração e diagramação. Os campos de interesse da Taipa não se reduzem à forma, linguagem e expressividade, mas também irão levantar questões sobre temática, discurso, narrativa, técnicas utilizadas e contextualização história e social. Isso sem falar nos aspectos anímicos do autor, em sua relação com o mundo, seus anseios, sonhos e projetos. Sem falar no contraplano, aquilo que não está dito nos textos. Sem falar no que às vezes não cabe fala, que memórias nem sempre alcançam a palavra. Por fim, prevendo as inúmeras possibilidades de uma simples mensagem chegar aos leitores, a interlocução em arte literária se propõe a tal expediente estranho: fortalecer ao máximo a capacidade de emocionar, porque é preciso bastante energia pra captar todas essas coisas que não se podem dizer. E mesmo assim a gente diz!

>> PERGUNTAS FREQUENTES

Release

Somos a Taipa - Interlocução em Arte Literária, uma editora dedicada ao incentivo da escrita e ao debate constante sobre o complexo processo de criação, geração de interesse e publicação de obras, por mais tímidas que pareçam. Buscamos assim desenvolver um ambiente propício a essa interlocução com escritores e apreciadores da literatura, sempre através de experiências técnicas colaborativas inovadoras. Entretanto nosso diferencial está mais presente numa abordagem múltipla de temas diversos, formatos acessíveis e canais que facilitem a absorção das histórias narradas na dinâmica do mundo atual, sem nos prendermos a uma linguagem específica ou caráter estético convencional. Para tanto, além dos projetos de publicação, prestamos serviços de consultoria editorial e estamos a postos para o desafio de pensar, promover e provocar literatura em várias dimensões em meio à nossa sociedade.

Nascida no difícil ano de 2019, a Taipa é composta por escritores que coordenam as atividades e, embora esteja sediada em Brasília, dispõe-se a disseminar essa estranha arte da escrita contemporânea pelas curvas do vento, no Brasil e onde mais. Sabemos que manter intacta-mutante a estranheza do fazer literário é o paradoxo mais elegante que há, passando ao largo dos velhos círculos do mercado editorial. A Taipa convida a todos, portanto, a essa lavoura criativa, sobretudo por acreditar que as experiências em escrita têm poderoso papel na expansão do universo artístico e social. Somos a Taipa, nossa viagem está carregada de vidas humanas. Bem-vindos a bordo!

>> BAIXAR PDF

Requenguela [PROGRAMA]

“A vida não precisa ter sentido, precisa ter vida, experiência, troca. O sentido a gente deixa para depois."

Viviane Mosé

 

Vivemos numa era recheada de signos imagéticos e, ao mesmo tempo, uma ânsia terrível por justificação a todo custo. Até quando as iniciativas artísticas se dizem sem sentido, o que vemos é uma luta incessante por demonstrar um certo jeito de fazer as coisas, um conceito pomposo, um argumento interessante. Mas será que a vida tem mesmo algum sentido? Eis que as Universidades Raras Reunidas, junto com o pessoal da Editora Taipa, disponibilizam esse curioso giro de brincadeiras linguísticas, despretensiosas, quase infantis, que pretendem divertir desde a captação de ideias, passando pela feitura dos pequenos adágios multimídia e o compartilhamento na rede. Deixemos o sentido das coisas para outros momentos! O ofício da Requenguela é transformar qualquer lampejo bobo em arte efêmera, sempre tentando experimentar estampas visuais na tela digital. Venham, portanto, provocar esse fabuloso mundo das silabinhas, das imagens ligeiras, dos enredos sem cabimento. De fato, a piada pode não ter graça, mas não é por isso que a deixaremos de contar.

 

A Requenguela está distribuída em séries de produções que podem receber contribuição de diversos artistas, tanto para a formatação de seus textos irreverentes, quanto para o arranjo da parte audiovisual que irá compor os pequenos vídeos almejados no giro.

 

Este é um selo destinado à criação de pequenos textos (poemas, adágios ou microcontos) que valorizem a inadequação como uma possibilidade viável de existência. No fundo, todos somos meio desajeitados e não há problema algum nisso. Investigando quebras sorrateiras de padrão, o charme da desarticulação ou a estética brega do inalcançável, a Requenguela estimula a prática poética, através de saques, simulações, chistes, subversões, escrita clandestina e até uma certa delinquência literária. O objetivo é provocar sempre um segundo olhar imprevisível para determinado texto, aparentemente sem graça, e proporcionar reflexões leves no leitor, quem sabe. Diante da ligeireza absurda do mundo, os divertimentos tornam-se arma poderosa contra a nuvem de mediocridade. Então a Requenguela encheu a bagagem de poesias fonéticas, borbotões, balbucios, ecos e petelecos, concretinices, trocadilhos infames, aliterações, graforreias, etc e zumbidinhos, pronta pra seguir viagem. Os destinos mais fantásticos só são alcançados por caminhos tortos.

>> IR PARA CANAL

Regras para envio de originais

Romances, novelas, ensaios. Contos, crônicas, textos de gênero indefinido. Postagens coletadas, diários, anedotas, cartoons. Dissertações, teses, pensamentos, teorias mirabolantes, o que for. Não importa! Se você está interessado em publicar, mande seus originais para o e-mail editorataipa@gmail.com que vamos fazer seu livro acontecer!  

 

Identifique no corpo do e-mail seu nome, formas de contato, uma mini-bio (breve currículo ou algo que lhe descreva do jeito que preferir) e linhas gerais sobre o projeto. Anexe o(s) texto(s) como documento do Word, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens de 3cm. 

 

Estamos te esperando!

>> FORMULÁRIO

Chamada aos colaboradores

Teremos o maior prazer em saber de suas ideias e projetos. Como somos uma editora interessada na interlocução, confiamos que bons caminhos podem ser pavimentados a partir da colaboração mútua de artistas, autores e demais profissionais do ramo literário. Fiquem atentos aos nossos canais, redes sociais e blog​. Além de ambientes disponíveis para debates, essas plataformas servirão para divulgarmos concursos literários, mas não só! Coletânea de obras, residência, colóquios, escrita colaborativa... são algumas das atividades que nos interessa e nos levarão a convidar escritores para que façam parte do círculo da Taipa. 

>> VISITE NOSSO BLOG

Parceiros

Seja um de nossos parceiros. Teremos imenso prazer em cultivar juntos uma nova publicação literária. Se quiser trabalhar conosco, entre em contato que estudaremos a viabilidade e pensaremos em um formato colaborativo para seu projeto.